terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Saiba como identificar se seu filho está usando drogas e como abordá-lo


Um usuário iniciante na família é facilmente identificável. Basta que observemos algumas mudanças e tomemos algumas medidas.
Como medidas de vigilância o que pode ser é:
·        Revistar bolsos, bolsas e carteiras de forma discreta a fim de encontrar algo que fundamente suspeitas ou até mesmo esclareça-as. Objetos como isqueiros, fósforos, retalhos de papel que podem ser usados para enrolar cigarros (baseados) e até mesmo embalagens ou fragmentos da droga.
·        Observar se a pessoa aparece com objetos de procedência estranha, como celulares, veículos, joias, etc.
·        Acompanhado de pessoas suspeitas
Fatos que podem ser indicio do uso de drogas:
·        Mudanças bruscas no comportamento
·        Mudanças nos hábitos alimentares
·        Alterações no sono
·        Saídas e entradas furtivas em casa, evitando encarar pessoas da família, principalmente pai e mãe
·        Ansiedade frequente
Esses são alguns meios de identificar se alguém da família está usando drogas. É certo que outros fatores podem se fazer presente no usuário. Isso certamente vai estar relacionado ao sexo, a idade, ao perfil de personalidade. Esses e outros fatores podem alterar e também provocar sintomas e sinais diferentes.
Uma abordagem deve ser feita da forma certa e no momento certo.
Não pode ser feita apenas por haver um só desses sintomas ou por uma leve suspeita. A medida a ser tomada quando houver essas leve suspeita é fazer as observações baseadas no que já foi relacionado acima.
Uma vez que se esteja de posse de fatos que embasem uma suspeita fundamentada é hora de descobrir qual o momento e a forma mais apropriados para intervir sem piorar as coisas.

Devemos ter em mente que o dependente químico é por natureza, manipulador, argumentador, escorregadio e irritadiço. Portanto é necessário que não se dê um “bote errado”, o que viria a piorar tudo.
Se tivermos a opção de colocarmos uma pessoa neutra ou distante da família para fazer a abordagem. Um profissional ou alguém com experiência na área é uma melhor opção, pois geralmente a imagem dos familiares está de alguma forma desgastadas, caso já tenha havido atritos entre o DQ e os demais familiares.
Bom, essa não é uma receita ou cartilha para que se resolva o problema em alguém da família. São apenas algumas medidas básicas para a prevenção ou para que se inicie o processo de recuperação.
Mas levemos em conta que o melhor remédio continua sendo a prevenção. Então se você tem filhos pequenos ou adolescentes que você tem certeza do não envolvimento com drogas, não deixe de tratar do lado preventivo vigiando sutilmente, conversando e acima de tudo sendo um exemplo vivo.
De nada adianta pais se preocuparem com os filhos se quando são um péssimo exemplo ingerindo bebida alcóolica e fumando mesmo em casa, fazendo do lar o maior ponto de risco para sua família.
Vida sadia e família feliz não existe se drogas fazem parte da sua história. E álcool e nicotina são drogas e das mais perigosas. Estas foram o inicio do caminho para a morte de milhares de pessoas, portanto comece fugindo dessas e estará fechando a porta para muitos males, inclusive a morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário